terça-feira, 2 de setembro de 2014

O que seu filho aprende com cada tipo de brincadeira (Revista Crescer de agosto)

Você até pode achar que é só diversão, mas enquanto a criança cuida de uma boneca, pula amarelinha ou joga bola, ela está aprendendo novas habilidades sociais e emocionais. Confira 


Por Bruna Menegueço - atualizada em 11/10/2013 14h21
bebe_brincando (Foto: ThinkStock)
Pare só por um momento e olhe ao redor da sala de estar. Certamente, você deve ter se deparado com muitos brinquedos espalhados, não é mesmo? Brincar faz parte dainfância e, embora pareça só diversão, seu filho está se desenvolvendo.
Um novo estudo das Universidades de Delaware e Temple, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Child Development, mostrou que crianças de 3 anos que brincam com blocos têm melhores habilidades matemáticas e noções de espaço no futuro. Mais do que isso, enquanto encaixa pecinhas, seu filho aciona um mundo de conteúdos. É como se ele aceitasse o convite de enfrentar um novo desafio, elaborar estratégias, usar a criatividade para criar algo, além de exercitar a concentração e a coordenação motora.

Esses aprendizados se multiplicam em cada brincadeira que a criança inventa ou participa. Veja só:
*Ao jogar com um amigo, ela tem que conversar, ouvir, esperar a sua vez, tolerar a frustração de perder, seguir regras, aprender a negociar. Ou seja, aprende a se socializar, ser flexível, trabalhar em grupo e compartilhar.

*Nas brincadeiras clássicas, aquelas de rua, como o bom e velho esconde-esconde, pega-pega, queimada e tantas outras. Mas essas ainda contam com mais benefícios já que estimulam as coordenações motoras grossa e fina, além de exercitar o equilíbrio, as habilidades com as mãos e os pés e a destreza dos dedos.

*Ao modelar massinhas, a criança solta a criatividade ao criar o que quiser, estimula a parte sensorial, o tato, a visão e até o olfato. Quem não se lembra daquele cheirinho característico da massa de modelar? A coordenação motora fina também sai ganhando nessa brincadeira.

*Brincar de boneca, de casinha, fingir que é um super-herói ou que está dirigindo um carro... São essas brincadeiras que favorecem as representações do dia a dia. “Quem nunca viu uma criança dar bronca no seu ursinho de pelúcia? É a forma que ela encontrou para lidar com o acontecido e amadurecer”, explica a psicanalista Silvana Rabello.

*Ouvir e ler histórias, brincar com fantoches... Eles permitem que seu filho construa histórias e, por meio delas, aprenda a lidar com os desafios. Além de, é claro, deixar a vida muito mais leve e divertida. E agora? Do que você vai brincar com seu filho?

Outra fonte: Ivani Magalhães, educadora, contadora de histórias e coordenadora da brinquedoteca do Projeto de Extensão do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário