Segundo
os psicólogos da Unidade de Desenvolvimento Psicológico e Educativo de San
Salvador, por ética, só uma pessoa especializada, como alguns psicólogos, pode
interpretar os desenhos, seguindo protocolos estabelecidos para esse fim.
O
especialista deve levar em conta a condição biográfica e familiar da pessoa que
desenhou, bem como sua história pessoal, que servirá como marco de referência
de quem está fazendo o desenho. Além disso, é necessário levar em conta que um
desenho é importante, mas não define tudo. É uma expressão de sentimentos e de
desejos que podem ajudar a saber, por exemplo, como se sente a criança a
respeito da sua família, sua escola, etc.
Através
dos desenhos das crianças, pode-se observar detalhes que para uma pessoa adulta
pode passar despercebido. O desenho pode ser, na infância, um canal de
comunicação entre a criança e seu mundo exterior. A primeira porta que a
criança abre o seu interior.
Formas de interpretação do
desenho infantil
Existem
algumas pistas que podem orientar os pais sobre o que diz o desenho do seu
filho. No entanto, são puramente orientações. Segundo a especialista canadense,
Nicole Bédard, o desenho diz muitas coisas. Exemplos:
Posição
do desenho –
Todo desenho na parte superior do papel, está relacionado com a cabeça, o
intelecto, a imaginação, a curiosidade e o desejo de descobrir coisas novas. A
parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades físicas e materiais
que pode ter a criança. O lado esquerdo indica pensamentos que giram em torno
ao passado, enquanto o lado direito, ao futuro. Se o desenho se situa no centro
do papel, representa o momento atual.
Dimensões
do desenho -
Os desenhos com formas grandes mostram certa segurança, enquanto os de formas
pequenas parecem ser feitas por crianças que normalmente precisam de pouco
espaço para se expressar. Podem também sugerir uma criança reflexiva, ou
com falta de confiança.
Traços
do desenho -
Os contínuos, sem interrupções, parecem denotar um espírito dócil, enquanto o
apagado ou falhado, pode revelar uma criança um pouco insegura e impulsiva.
A
pressão do desenho - Uma boa pressão indica entusiasmo e vontade. Quanto mais
forte seja o desenho, mais agressividade existirá, enquanto as mais
superficiais demonstra falta de vontade ou fadiga física.
As
cores do desenho – O vermelho representa a vida, o ardor, o ativo; o
amarelo, a curiosidade e alegria de viver; o laranja, necessidade de contato
social e público, impaciência; o azul, a paz e a tranquilidade; o verde, certa
maturidade, sensibilidade e intuição; o negro representa o inconsciente; o
marrom, a segurança e planejamento. É necessário acrescentar que o
desenho de uma só cor, pode denotar preguiça ou falta de motivação.
Esses
tipos de interpretação, são apenas uma pincelada dentro do grande mundo que é o
desenho infantil. Não devemos generalizá-los. Cada criança é um mundo, assim
como as regras de interpretação do desenho infantil. Se alguma coisa te
preocupa no seu filho, e se for necessário, busque um especialista.
Fonte:http://pedagogiadobrasil.blogspot.com.br
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