quarta-feira, 20 de junho de 2018

Lista de Livros Paradidáticos para Escolas de Ensino Infantil

O meio do ano está aí e a responsabilidade de desenvolver o calendário escolar para o próximo ano começa a martelar a cabeça de Coordenadores e Diretores das escolas em todo o brasil, é o período em que temos que pensar em tudo: datas comemorativas, sistemas de ensino, lista de materiais, projetos e livros que serão trabalhados e que irão para as listas de livros e que devem estar prontas para o período de rematrícula e matrícula deste ano. Como eu sei tudo isso? é que embora eu participe de eventos em várias escolas como escritora, eu também sou coordenadora de projetos em uma escola, então, essa aflição eu passo também! rs  E é sobre isso que eu resolvi escrever hoje. Muitas pessoas me perguntam como utilizar os meus livros na sala de aula, como fazer atividades com os livros e projetos. Em resposta a essas perguntas, aí vai uma lista dos meus livros, com breve resumo, conteúdo pedagógico e sugestões de atividades e no final um vídeo com o projeto meu primeiro autógrafo para inspirar os projetos do ano que vem:

     
O CHOCALHO DE CARLINHOS
Resumo: Carlinhos é um menino pequeno e gosta de brincar com seus pais. Sua mãe inventou uma brincadeira musical com um chocalho feito com material reciclável para que ele, sua mãe e seu pai pudessem se divertir.
Conteúdo Pedagógico: desenvolvimento da atenção e a importância de ouvir o que é proposto, ritmo, reciclagem, estudo do instrumento musical e como tocá-lo, tipos de som: grave e agudo, núcleo familiar e as diferentes famílias, afeto, musicalidade na escrita.
Faixa etária: a partir de 1 ano, podendo ser estendida para toda a educação infantil e 1 fundamental I.
Atividades Sugeridas: Contação de história, Confecção de um instrumento musical, ouvir sons diferentes graves e agudos, imitar os sons com a boca, desenhar a família, fazer chocalhos com outros materiais recicláveis, levar a brincadeira para fazer em casa com a família, brincadeira musical em roda em que cada um fala o que os outros devem fazer.Este livro também poderá ser utilizado nas atividades do dia da família (15 de maio).                                                                                                                  
 A BATERIA DE MARIA
 Resumo: Maria ficou com sua tia, pois sua mãe tinha que trabalhar, mas ela queria chamar-lhe a atenção e fez o maior barulho, batucando pela casa. Sua tia, de sucata, fez uma bateria. As duas tocaram e cantaram até a mãe de Maria chegar, pois é só na bateria que se pode batucar.
                  Conteúdo pedagógico: Confecção de um instrumento musical, brincadeira dirigida, desenvolvimento da atenção, entendimento da ausência/ volta dos pais, lugares apropriados para diferentes atividades como o batucar, tipos de sons em diferentes tamanhos de materiais, estudo do instrumento musical (bateria, tambor) e como tocá-lo, ritmo, relações familiares, afeto, reciclagem,
musicalidade na escrita. 
Faixa etária: a partir de 1 ano, podendo ser estendida para toda a educação infantil e 
séries iniciais do fundamental I.
Atividades Sugeridas: Contação de história, Confecção de um instrumento musical, fazer o som 
com batidas na perna, fazer diferentes tambores com outros materiais recicláveis, recontar a 
história de acordo com a sua realidade, escrever uma carta para sua tia, utilizar para comemorar o
a  dia da tia (21 de setembro), ensinar a matemática utilizando a contagem das batidas 
do tambor.         

BEATRIZ E A FESTA DA CHUVA
 Resumo: Beatriz foi para a casa de seus avós em um dia chuvoso. Vovô preparou um instrumento que imitava o som da chuva: era o pau de chuva. Vovó fez uma festa e chamou os primos de Maria que brincaram de imitar a chuva a tarde inteira, foi uma verdadeira festa da chuva!
Conteúdo pedagógico: Confecção de um instrumento musical, brincadeira dirigida, desenvolvimento da atenção, noções de tempo (chuva, sol), ritmo, rimas, relações familiares com primos e avós, sons da natureza, reciclagem, musicalidade na escrita, otimismo: como fazer um momento ruim virar um momento bom.
Faixa etária: a partir de 1 ano, podendo ser estendida para toda a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Atividades sugeridas: Contação de história com guarda-chuvas coloridos, Confecção de um  instrumento musical, imitar a chuva com as mãos,  fazer uma cozinha experimental com bolinhos de chuva no forno (receita nas informações adicionais) e suco, pedir para que as crianças terminem as frases usando as rimas, pedir um reconto do livro a partir do olhar da criança sobre o que elas gostam de fazer quando está chovendo, fazer um cartaz sobre a importância da chuva para o nosso ambiente, fazer uma árvore da família e trabalhar a importância dos avós e dos primos. Fazer perguntas sobre o livro, para aprofundar a leitura e a interpretação das figuras e textual.Este livro também poderá ser utilizado nas atividades do dia dos avós (26 de julho).                                                                                            
       
                                 
ARTHUR QUER TOCAR BERIMBAU
Resumo: Arthur foi á Bahia e aprendeu muitas coisas da cultura local, mas apaixonado mesmo ele ficou pelo berimbau. Queria muito levar um para casa, mas não conseguiu. Um dia o pai de Arthur faz um berimbau adaptado chamado berimbalina em homenagem á tia de Arthur que se chamava Lina e era professora de capoeira. Carlinhos então fez uma apresentação musical para sua tia que gostou tanto que o convidou para tocar berimbau em uma de suas aulas.
                                  Conteúdo pedagógico: Confecção de um instrumento musical, brincadeira dirigida, desenvolvimento da atenção, reciclagem, culturas das diferentes regiões do Brasil, Região Nordeste, capoeira, sons dos instrumentos de corda, ritmos, viagens, musicalidade na escrita.
Faixa etária: 3 anos, podendo ser estendida para toda a  educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
Atividades sugeridas:  Contação de história, confecção da berimbalina, fazer um mural sobre a Bahia e a região nordeste, chamar um mestre de capoeira para ensinar os alunos (dia da capoeira 3 agosto) fazer um reconto sobre uma viagem que gostou, fazer outros instrumentos de corda de material reciclável.  Fazer perguntas sobre o livro, para aprofundar a leitura e a interpretação das figuras e textual.          
                                   
O tamborim de Joaquim

Resumo: Essa é uma história que se passa no Rio de Janeiro e conta a história de Joaquim que conheceu Yasmim em uma roda de samba. Este livro ensina a fazer um tamborim com materiais recicláveis que poderá ser tocado junto com a música da história.
                                  Conteúdo pedagógico: Confecção de um instrumento musical, brincadeira dirigida, desenvolvimento da atenção, reciclagem, culturas das diferentes regiões do Brasil, Região Sudeste, Samba, Carnaval, instrumentos de percussão,  ritmos, estudo do instrumento musical, viagens, musicalidade na escrita, emoções.
Faixa etária: 3 anos, podendo ser estendida para toda a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Atividades Sugeridas: apresentar o livro em forma de contação de história ou teatro, confecção do tamborim, fazer um mural sobre o Rio de Janeiro e sua cultura, estudo de como é tocado o tamborim (aulas de música), ouvir samba, mostrar o carnaval em vídeo, fazer um bailinho de carnaval, falar sobre viagens, fazer um reconto do livro. Fazer perguntas sobre o livro, para aprofundar a leitura e a interpretação das figuras e textual.               

  
O circo dos amigos
Resumo: Vitor, o equilibrista; Sabrina, a bailarina e Tina, a palhacinha eram do mesmo circo e queriam ser amigos, porém um não se julgava bom o suficiente para ser amigo do outro. Um dia eles descobrem o segredo da verdadeira amizade e se tornam grandes amigos.
Conteúdo Pedagógico: Habilidades pessoais, diferenças entre as pessoas e seu convívio (anti-bullying), socialização, amizade, troca de experiência, autoestima, movimentos e suas características, equilíbrio, Circo, felicidade, autoconhecimento.
Faixa etária: 3 anos, podendo ser estendida para toda a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
Atividades Sugeridas: apresentar o livro em forma de contação história ou teatro, fazer o aluno dizer a sua maior qualidade e a qualidade de dois colegas, proporcionar que os alunos montem uma peça teatral baseada no livro, fazer uma roda e pedir para que cada aluno lance um desafio (que poderá ser de som, dança,equilíbrio, piada...) baseado na sua maior qualidade. Este livro também poderá ser utilizado nas atividades do dia do circo (27 de março).                                                                                                                            

                                           MEUS IRMÃOS CHEGARAM
Livro escrito por Verônica Vincenza e Valentina Gadelha (9 anos)
Resumo: Valentina é uma menina que desejava ter irmãos. Certo dia, sua mãe disse que seu irmão estava á caminho, que viriam por adoção. Valentina conta a história da adoção de seu irmão Miguel, que era um bebê com síndrome de down. Mais tarde Valentina ganha outro irmão: Arthur, um menino que também era diferente dela, pois era negro. Valentina conta a história da adoção de Arthur e como aprendeu a conviver com as diferenças na família de uma forma madura e com afeto.
 Conteúdo pedagógico: habilidades pessoais, diferenças entre as pessoas e seu convívio (anti-bulling), socialização, tipos de famílias,  adoção, aceitação de novos membros na família, direitos da criança e do adolescente. 
Faixa etária: 7 anos, podendo ser estendida para todo o ensino fundamental 
Atividades Sugeridas:  Roda de conversa sobre a importância da família, diferenças entre os colegas, fazer um painel com pessoas de diferentes tons de pele para mostrar que não existe somente dois tipos de pele, estudar alguns dos direitos da criança e do adolescente e pedir para que os alunos relacionem com o livro, fazer um painel com as fotos das famílias da turma e expor no dia da família (15 de maio ).  


                Informações Adicionais:

  •       Os livros estão disponíveis nas livrarias em todo o Brasil, ou no site da Giostri: www.giostrieditora.com.br lá você irá conhecer outros livros infantis bem interessantes que ajudarão nos projetos e atividades. Você pode entrar em  contato pelo telefone (11) 2537-2764 e agendar uma visita da Giostri em sua escola.   









Nenhum comentário:

Postar um comentário