Como despertar nos professores a vontade de trabalhar um livro infantil e aprofundar a leitura com alunos tão jovens? Como agregar a leitura o lúdico e os conteúdos pedagógicos em meio a um calendário escolar com tantas demandas? tantos conteúdos que esquecemos do lúdico? tanta responsabilidade em cuidar, muitas vezes de 20, 25 crianças que ainda não possuem noção de socialização e autonomia? Era isso que eu me perguntava quando montei uma palestra para as professoras da rede pública de São Sebastião, uma cidade satélite de Brasília. Montei a palestra, mostrei um pouco da minha experiência no assunto. No final, uma surpresa: colocar a mão na massa, mostrar que é possível com planejamento, um bom objetivo e a literatura como guia. O resultado: escolas com professoras conscientes de seu importantíssimo papel na sociedade, capacitadas a lidar com os desafios do dia-a-dia com mais ludicidade e prontas para trabalhar a literatura infantil dando base ao letramento literário necessário para a primeira infância.
Não adianta gastar dinheiro em um telhado bonito, se a casa não tem fundação, não é mesmo?! Parabéns a minha platéia linda, e obrigada por essa troca maravilhosa!
Professoras do ensino infantil da rede pública de São Sebastião - turma da manhã
Mão na massa: professoras provam na prática como utilizar unir a Literatura infantil, o lúdico e os conteúdos pedagógicos em sala de aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário