Coma urgência dos tempos modernos
e a maior inserção das mulheres no mercado de trabalho, surgem os berçários e
as escolas que trabalham com crianças até 5 anos.
Logicamente, essas escolas
estarão preocupadas nos cuidados destes bebês e crianças, pois nesta fase, todo
o cuidado é pouco e as crianças ainda são muito frágeis.
Porem, os estudos recentes
mostram que as crianças nessa faixa etária são capazes de absorver mais
conhecimentos e se desenvolver se tiver os estímulos corretos.
Então, como oferecer um ambiente
propício para que estas crianças se desenvolvam?
Além de um ambiente físico
adequado, é necessário que a escola desenvolva atividades lúdicas com conteúdos
pedagógicos interdisciplinares e com foco pedagógico criativo.
Na minha especialidade, a
literatura, os conteúdos dos livros são direcionados para dar apoio nas mais
diversas áreas do conhecimento, pois através das histórias os pequenos alunos
aprendem de uma forma mais adequada e rápida os assuntos importantes a serem
abordados para o seu desenvolvimento.
A leitura (seja ela natural ou em
forma de contação de histórias) para os bebês (4 meses e 2 anos) estimula a
fala, a socialização, os links entre a história e seu quotidiano, o raciocínio
lógico sequencial dos fatos, o controle emocional, a abstração de palavras e
conteúdos, e é claro, a absorção da informação que se quer passar.
Para os maiores (2anos a 5anos),
a leitura é ainda mais benéfica, pois eles já estão mais preparados na questão
social e conseguem participar da leitura com um rendimento maior podendo
desenvolver com maestria, além de todos os benefícios da leitura, principalmente
o controle e entimento de suas emoções (imprescindíveis para esta fase de vida fazendo
referência á fase da adolescência infantil) toda a linguagem semiótica (dos
sinais) que o livro traz -como as palavras e as ilustrações- para o futuro
leitor. Eles são capazes de assimilar o vocabulário correto, que é diferente do
quotidiano, aprendem a parar para ouvir, a participar quando for solicitado, a
se comportar em grupo entre outros inúmeros benefícios tanto para o aluno, no
seu desenvolvimento quanto para a escola.
Sem dúvida, o lúdico como
linguagem é imprescindível para que as escolas possam propiciar um maior
desenvolvimento nas múltiplas inteligências de pequenos aprendizes, é como se crianças e adultos estivessem falando a mesma linguagem, por isso ela é o instrumento tão importante para o ensino infantil. Uma base sólida em estímulos, tendo a literatura como apoio, irá propiciar um aluno, no futuro, muito mais capaz de
aprender, de entender a sua melhor maneira de se desenvolver e passar pelas
dificuldades de forma mais criativa e dinâmica.
Mas para que isso aconteça, temos que passar por uma transformação do modelo de ensino e das pessoas que são responsáveis por ensinar dentro e fora da escola. Os professores devem ser capacitados para ensinar de forma lúdica e criativa, dando o devido valor para esta capacidade. Pais e professores devem caminhar juntos para ajudar a desenvolver as crianças em todas as suas inteligências e as escolas devem promover e incentivar a especialização do professor e o lúdico em sala de aula.
Mas para que isso aconteça, temos que passar por uma transformação do modelo de ensino e das pessoas que são responsáveis por ensinar dentro e fora da escola. Os professores devem ser capacitados para ensinar de forma lúdica e criativa, dando o devido valor para esta capacidade. Pais e professores devem caminhar juntos para ajudar a desenvolver as crianças em todas as suas inteligências e as escolas devem promover e incentivar a especialização do professor e o lúdico em sala de aula.
Verônica Vincenza
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